As built: o mapa do seu imóvel

As built: o mapa do seu imóvel

A palavra “as built” vem do inglês e significa “como construído”. E é exatamente isso que a as built é: um mapa de como é construído o imóvel, que pode facilitar e muito a vida dos futuros proprietários.

Mais do que apenas uma planta baixa, o projeto as built consiste no levantamento de todas as medidas existentes na edificação, e transformando essas informações em um desenho técnico de todos os trajetos de instalações elétricas, hidráulicas, estrutural, climatização. etc.

Assim, cria-se um registro completo de todas as modificações ou incrementos que foram necessários ao longo da execução da obra, servindo como manual aos futuros proprietários, facilitando a manutenção e evitando o comprometimento da qualidade da estrutura do imóvel.

A norma técnica NBR 14645-1 da ABNT regulamenta e fala sobre a “elaboração do ‘como construído’ (as built) para edificações”, que está direcionada principalmente para as áreas de Engenharia e Arquitetura, mas, que, com as devidas adaptações da norma, pode ser aplicada a várias outras áreas.

Todas as futuras modificações do imóvel deverão fazer parte de uma nova as built, junto com toda a sua documentação legal, incluindo as ART’s (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos projetos.

Documentar a construção do empreendimento é essencial para dar segurança ao proprietário sobre a qualidade do imóvel adquirido e ajudá-lo sempre que houver alguma dúvida sobre um sistema construtivo. E, com este fim, a as built só vem a complementar estes quesitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *