APRENDA A NEGOCIAR O SEU IMÓVEL

APRENDA A NEGOCIAR O SEU IMÓVEL

Muitos dizem que negociar é uma arte. Isso pode ser verdade, mas arte também se aprende.

Mesmo que você não tenha um “dom”, dá para aprender algumas técnicas que tornam toda negociação mais fácil.

No caso das negociações com imóveis,  todo esse processo é demorado e não acontece da noite para o dia. O comprador tem o direito de conhecer todas as suas possibilidades e detalhes do negócio, já que o investimento, tanto em dinheiro quanto emocional, será alto. Por isso, algumas dicas são importantes para ajudar na negociação do seu imóvel.

Quer conhecê-las? Continue lendo!

  • Entenda o que uma negociação significa

A maioria das pessoas alimenta a ideia de que negociações são lutas entre duas ou mais partes, que querem ver quem sai com mais vantagens. Isso parte do princípio de que, para alguém ganhar, alguém tem que perder. Na realidade, nenhuma negociação deve ser assim; a ideia é encontrar um ponto em que todos estejam de acordo, satisfeitos e tendo perdido o mínimo possível. No caso da negociação de um imóvel isso se torne mais essencial ainda, afinal, a ideia é que a construtora possa vender o seu produto e você saia com o seu sonho realizado!

  • Inicie a negociação

Apesar de não ser uma regra, é bem comum que a pessoa que inicia as negociações seja quem mantém o controle delas. Isso acontece porque, depois que alguém apresenta uma proposta, o outro terá que perseguir o valor para tentar contornar a situação, ao invés de avaliar a situação com cuidado. Se você já escolheu o seu imóvel, avalie as alternativas e faça a sua proposta de compra, depois vá dialogando até encontrar a melhor solução.

  • Registre tudo

Ainda sobre proposta de compra: esse documento é imprescindível para o registro das negociações, não importa quanto tempo durem. Nunca deixe de registrar, mesmo que seja por e-mail, toda alteração feita nesse período!

  • Defina algumas concessões

Abrir mão de alguns dos termos originais da sua proposta não é uma perda, é apenas o caminho natural de qualquer negociação. Como dissemos, não se trata de uma luta, mas de um acordo. Esteja pronto para ouvir e aceitar as condições que forem justas para você, mesmo que pareçam mais favoráveis ao outro a princípio. Talvez o que você encare como uma perda, possa se tornar algo muito positivo ali na frente.

  • Seja razoável

Não tente ultrapassar o limite que o vendedor está disposto a oferecer. Por mais que seja comum conseguir descontos e benefícios “na lábia”, nem sempre isso será possível da forma que você espera. Se o outro lado perceber que você não aceita nenhuma das condições dele, há grandes chances de que ele termine uma negociação com outra pessoa e você perca a oportunidade. Além disso, muitas vezes as construtoras constroem todo um fluxo de caixa em cima de cada etapa do empreendimento, e tem um ponto de corte em relação aos custos de imóveis, não podendo dar mais descontos do que já previsto. Isso acontece no caso dos imóveis na planta, e é este fluxo de caixa que irá garantir a rapidez e qualidade na entrega do empreendimento.

 

Adquirir um imóvel pode ser o sonho de uma vida: e para realizá-lo você irá precisar de muita paciência na negociação.

Faça os seus planejamentos e siga sempre com a certeza de que você irá conquistar o imóvel que deseja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *