Dicas para decorar o quarto de solteiro

Dicas para decorar o quarto de solteiro

Decorar um quarto de solteiro parece ser mais fácil do que um quarto de casal, certo?

Ás vezes não, dependendo de quem irá utilizar o quarto a tarefa pode se tornar mais difícil do que parece. Pensando nisso, a seguir separamos algumas dicas para que você possa decorar o quarto de solteiro.

NECESSIDADES DE CADA UM

Antes de começar a decorar o quarto é importante que você entenda quais as necessidades que a pessoa que irá utilizá-lo tem: o quarto pode ser para uma criança, um adolescente ou até mesmo para um adulto.

O que a pessoa que irá utilizar o quarto necessita no quarto? Que ele seja funcional, aconchegante, seguro, etc?

Quais são os hábitos dessa pessoa? Estuda? Trabalha?

Com essas informações levantadas você já começa a ter uma ideia melhor de como terá de ser essa decoração.

ESPAÇO DO QUARTO

Atualmente, com a concentração de imóveis cada vez menores, é importante saber qual será a área privativa deste cômodo. Lembrando que, quando menor o espaço mais funcional ele deverá ser, e você deve escolher muito bem os elementos que vai usar no ambiente.

Para espaços pequenos, uma boa dica é aproveitar os espaços verticais, através de nichos, prateleiras, armários aéreos, entre outros. Móveis planejados e modulados geralmente otimizam muito mais os espaços.

QUAL CAMA ESCOLHER?

A cama geralmente é o centro de todo o quarto, que acaba sendo disposto ao seu redor. Em um quarto de solteiro, essa escolhe deve ser balizada levando em consideração a área disponível e a necessidade de cada habitante. Cama de solteiro, casal, meio-casal, para fazer essa escolha você deve ter na ponta do lápis a área disponível para a sua colocação. Para não ficar desproporcional e também permitir a livre circulação no cômodo, a distância ideal entre a cama e os demais móveis (escrivaninhas, armários, etc) é de 70 cm.

Outras opções, como as camas-baús ou com gavetas, são versáteis e ajudam a tornar o dia-a-dia mais prático e organizado.

PERSONALIDADE ESTAMPADA NA DECORAÇÃO

Por ser um dos lugares em que mais nos sentimos protegidos e confortáveis, é muito importante que o quarto reflita a personalidade do seu morador. Objetos de decoração com valor emocional, fotos e demais itens que transmitam um pouco da vida e dos gostos de quem está vivendo ali.

Geralmente na adolescência e início da vida adulta, o quarto torna-se um refúgio para que o morador possa descansar e refletir.

Existem algumas outras dicas, como por exemplo o uso de cores claras na pintura de paredes e móveis aumentando a sensação de amplitude, e possibilitando que você possa utilizar as cores que quiser nos objetos decorativos e roupas de cama, ou até mesmo a utilização de criados-mudos, que podem ser uma alternativa a mais com gavetas para guardar objetos e utilizados para a colocação de luminárias.

Além disso, muitas pessoas também gostam de separar um cantinho especial para estudos, leituras e até mesmo home-office. Independente da sua escolha de estilo, o ideal é que você possa transformar o quarto em um universo particular que atenda a todas as suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *