DESENVOLVENDO UMA BOA PROPOSTA DE COMPRA

DESENVOLVENDO UMA BOA PROPOSTA DE COMPRA

Para adquirir um imóvel, você deve apresentar uma proposta de compra. Apesar de não ter a mesma validade legal que o contrato, esse é um documento importante para formalizar as negociações entre o comprador e o vendedor e garantir que tudo foi acordado entre ambas as partes. Além disso, a proposta também funciona como uma maneira de encontrar as melhores condições para todos, com argumentos e justificativas sustentando cada sugestão.

A proposta pode ser aceita, recusada ou voltar como uma contraproposta, o que é bem comum. Para encontrar o melhor meio-termo, confira algumas dicas que listamos para você!

  • Pesquise sobre a região

A localização de um imóvel faz uma enorme diferença em sua valorização. Vá além da facilidade de transporte ou infraestrutura do bairro (ainda que isso seja essencial); pesquise também sobre o perfil dos vizinhos, o risco de enchentes e outros possíveis problemas ou vantagens. São informações úteis para você e para a formulação da proposta.

  • Registre tudo que está incluso na proposta

É bem importante que você registre corretamente na propostas todos os detalhes do imóvel: endereço, número do apartamento e vaga de garagem, metragens, se tiver alguma outra área inclusa, como um depósito. Isso será essencial para qualquer dúvida que venha a surgir posteriormente.

  • Calcule com exatidão

Só você sabe quanto do seu orçamento pode ser separado para pagar uma nova casa ou empreendimento. Na proposta, coloque valores exatos, não uma estimativa. No caso de financiamento, tenha certeza de calcular e incluir também as taxas de juros e quaisquer outras com as quais, porventura, você tenha que arcar.

  • Comprove sua renda e histórico como pagador

O vendedor precisa ter certeza de que você é capaz de cumprir sua parte do acordo. No caso de imóveis na planta, essa validação é ainda mais importante. Apresente seus comprovantes, seu perfil de bom pagador, sua carteira de crédito já aprovada e, se possível, ofereça também uma boa entrada.

  • Tenha ajuda profissional

Desenvolver uma proposta de compra, alterá-la a cada nova negociação e ter certeza de que está tudo certo é trabalhoso. O ideal é que você conte com a ajuda de uma imobiliária ou de um profissional especializado. É mais rápido e seguro, tanto para você quanto para o vendedor.

Pronto para comprar um imóvel? Não esqueça das nossas dicas e você conseguirá passar pela parte burocrática sem problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *