Inauguração de shopping impacta na valorização de imóveis na cidade

Inauguração de shopping impacta na valorização de imóveis na cidade

Para entender como a construção de um shopping center pode afetar a valorização dos imóveis no entorno da área, a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) encomendou uma pesquisa para entender como se dá a valorização de imóveis no entorno destes novos centros comerciais.

O estudo foi realizado pela empresa Grupo de Estudos Urbanos, especializada nesse setor, e, os dados foram levantados em 20 municípios entre 90 mil e 1 milhão de habitantes que tiveram shoppings centers inaugurados entre 2007 e 2011. Os resultados obtidos foram comparados com outros 20 municípios que não possuíam shopping, mas com características próximas (renda familiar, população e PIB), e mostraram a análise evolutiva de diversos indicadores socioeconômicos no período de 02 anos antes e 02 anos após a inauguração dos shoppings.

E os impactos causados foram muito além da simples geração de empregos diretos e indiretos, e podem ser comprovados através da arrecadação de impostos, instalação de novos fornecedores, no comércio e serviços em geral, além do setor imobiliário, produzindo um efeito multiplicador com benefícios para toda a economia local.

A percepção de valorização imobiliária na região de entorno dos shoppings centers instalados foi 46% superior à percepção de valorização do restante da cidade. Essa valorização pode ser comprovada pelo aumento de 82% de arrecadação de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A construção de novas vias de acesso, melhoria nos tipos de construção e padrão de acabamentos dos imóveis em seu entorno (segundo 59% dos moradores das cidades analisadas, houve a percepção de melhorias físicas nas residências próximas), além da própria proximidade de um grande centro comercial, são alguns dos fatores determinantes desta valorização imobiliária.

Mais do que gerar receitas tributárias, os shoppings centers geram maior formalização dos serviços e comércio local, estimulando a qualificação e a profissionalização no comércio e nos prestadores de serviços da região, que por sua vez buscam equipar-se ao nível da nova oferta comercial implantada, gerando um ciclo virtuoso entre os setores. O desenvolvimento urbano e social que a chegada do shopping agrega a um município pode ser avaliado pelo aumento da qualidade de vida dos cidadãos, principalmente nas facilidades de comércio e serviço que o seu entorno vem propiciar aos moradores.

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