Incoben palestra na XV Semana Acadêmica da FEAR/UPF

Incoben palestra na XV Semana Acadêmica da FEAR/UPF

Na manhã da última segunda-feira (05/09), a Incoben esteve presente na XV Semana Acadêmica da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEAR) na Universidade de Passo Fundo, conversando com alunos e professores a respeito dos desafios que a Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15.575) vem trazendo para a construção civil, e utilizando como case o seu novo empreendimento: La Casa Residência.

Todos os empreendimentos residenciais com projetos protocolados junto as Prefeituras Municipais a partir de 19/07/2013 devem atender a NBR 15.575, tendo como objetivo principal o desenvolvimento de critérios para a avaliação do desempenho das edificações como um todo, e também através de seus sistemas, componentes e materiais. Esta mudança vem gerando vários impactos no setor da construção civil, como a definição das responsabilidades dos agentes da cadeia da construção, entre eles o usuário do imóvel, a possibilidade de inovação de materiais e sistemas construtivos, melhorando a qualidade técnica dos projetos apresentados, e consequentemente, consagrando a valorização dos profissionais da engenharia e arquitetura.

Mas, além dos aspectos positivos, a nova Norma de Desempenho têm apresentado grandes desafios ao setor, que ainda não evoluiu culturalmente o suficiente para se adequar a estas novas exigências, e que não conta com uma infraestrutura disponível no país, como laboratórios de controle tecnológico bem equipados para a realização de ensaios e testes. Além disso, através da adoção destes novos critérios de desempenho, estipula-se um padrão de competitividade, ao qual o mercado ainda não está familiarizado, e que ainda carece de muitos conhecimentos em relação as condições e comportamentos das edificações.

E, para falar um pouco a respeito destes grandes desafios que vem mudando o cenário da construção civil, a Incoben levou até os presentes na XV Semana Acadêmica da FEAR/UPF, um pouco da sua experiência, utilizando o La Casa Residência como caso de estudo. O La Casa foi projetado e desenvolvido ao longo de mais de 24 meses, resultando em um empreendimento que contará com mais de 25 projetos, todos eles compatibilizados, para trazer o melhor do bem-estar e conforto aos seus moradores. Um apartamento com jeito de casa, que contará com um grande quintal com áreas de lazer para toda a família, além de isolamento acústico de nível superior entre lajes, conforto térmico através de vidros com controle solar, acessibilidade em todo o empreendimento, inteligência e economia através da eficiência energética, e um belíssimo projeto de paisagismo para trazer o verde e a liberdade de viver com bem-estar e segurança.

A Norma de Desempenho vem para criar um novo patamar na construção civil, trazendo segurança aos proprietários, que a partir de agora poderão conhecer o que está por trás das paredes do imóvel que estão adquirindo. Além de trazer as construtoras e incorporadoras a certeza de estar entregando um produto de qualidade ao mercado.

Todos os critérios atendidos através do estudo da NBR 15.575 e projetados no La Casa Residência estão descritos de forma detalhada em seu Memorial Descritivo, entregue ao cliente no momento da assinatura do Contrato de Compra e Venda, e que pode ser encontrado na íntegra no site da Incoben.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *