NO QUE PRESTAR ATENÇÃO NA HORA DE ESCOLHER O SEU IMÓVEL

NO QUE PRESTAR ATENÇÃO NA HORA DE ESCOLHER O SEU IMÓVEL

Uma das partes mais importantes do processo de escolher um imóvel é a visitação. Depois de selecionar os locais de seu interesse, você precisa fazer uma visita a cada um — é essencial para evitar problemas ou insatisfação no futuro.

As informações que você conseguirá lá, juntamente com o que você descobre em pesquisas na internet, vão te ajudar a decidir efetivamente se aquele imóvel será seu próximo lar. Isso é fundamental principalmente nos casos de compra para moradia, já que se trata de um investimento de longo prazo que afeta inclusive o futuro da sua família.

Visitar um apartamento decorado, geralmente em exposição no plantão de vendas, poderá lhe ajudar a entender de forma concreta o que a planta do imóvel tem a oferecer. Esse é o momento que você terá para efetivamente sentir o imóvel e ponderar se este será realmente o seu novo lar ou investimento.

Para ajudar, separamos algumas das coisas nas quais você deve prestar atenção enquanto estiver escolhendo e visitando um imóvel em exposição:

  • Tamanho

Por mais que tenhamos alguma noção de tamanho quando vemos fotos e medidas, nunca é o mesmo que estar no ambiente. Esse momento é para que você perceba se os cômodos são amplos o suficiente para você e seus pertences. Não deixe também de levar as medidas dos seus móveis para ver se eles cabem confortavelmente na nova casa ou apartamento. Aproveita para verificar a circulação, tamanho dos móveis – tudo isso será fundamental na sua escolha pelo imóvel.

  • Estrutura

Verifique instalações elétricas e hidráulicas, quantidade e localização das tomadas. Todas essas questões interferem no seu bem estar e segurança, e significam um gasto extra depois da mudança. Em alguns apartamentos mobiliados em exposição estas instalações estão em locais diferentes – para resolver você pode levar a planta original apresentada e tirar todas as suas dúvidas com o vendedor.

  • Acabamentos

Muitos dos apartamentos mobiliados colocados em exposição no plantão de vendas podem não conter os mesmos acabamentos que serão utilizados posteriormente no imóvel final. É importante que você possa pedir ao vendedor se estes acabamentos já foram definidos pelos projetistas, e, se sim, se é possível que você tenha acesso a um modelo, a fim de ter uma noção de cores, tamanhos e materiais.

  • Condomínio

Entender como funcionam todas as áreas do condomínio também é algo que deve ser muito relevante na sua decisão. Atualmente, algumas construtoras estão utilizando das áreas de lazer na exposição do seu plantão de vendas. Durante a visita, analise como  irá funcionar o sistema de vigilância local, quais são as áreas de lazer disponíveis, capacidade destas áreas, etc. Converse com o vendedor e descubra se já existe uma previsão do valor de condomínio futuro – para que você não tenha nenhuma surpresa depois.

  • Vizinhança

É provável que você já tenha analisado a região antes de fazer a visita, mas, você pode conversar com vizinhos para saber exatamente como seria o dia a dia. Há comércios por perto? As ruas são bem iluminadas e seguras? Há escolas nas proximidades? Como é o trânsito na região? Procure saber sobre o que mais faz diferença na sua vida.

  • Construtora

Um grande erro de muitos compradores é deixar de pesquisar sobre a construtora do imóvel, especialmente quando ele ainda está na planta. Veja o portfólio da empresa, quais e como foram os seus últimos empreendimentos, se ela é referência em segurança e qualidade. Conhecer a construtora será importante para que você tenha acesso as informações posteriores durante e depois da obra.

 

Por fim, não deixe de avaliar o que for especificamente necessário para você. Se você pretende aumentar sua família, por exemplo, você verá os quartos imaginando-os para crianças. Se sempre quis um escritório próprio, essa avaliação será diferente. Portanto, reflita sobre o que você quer e então vá em frente, em busca de seu sonho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *