O calor chegou! Veja como cuidar melhor de suas plantas no verão

O calor chegou! Veja como cuidar melhor de suas plantas no verão

O verão é uma estação difícil para a maioria das plantas, enquanto é tempo de praia e calor, muitos veranistas viajam para aproveitar a estação e acabam esquecendo de seus jardins, e só vão perceber o estrago na hora de voltar para casa.

Para lhe auxiliar a cuidar das suas plantinhas neste verão, separamos algumas dicas importantes. Confira abaixo:

Saiba regar na hora e quantidades certas

Durante o verão as plantas costumam perder água mais rapidamente, por isso, borrifar água diretamente nas folhas pode ajuda-las a resistir melhor as mudanças de temperatura. O importante é lembrar que isso deve ser feito em horários em que o sol não estiver muito forte, como o início da manhã ou final da tarde, a fim de evitar que a água evapore ainda mais rápido.

Além disso, é importante sentir a temperatura da terra, se estiver úmida e fria, então você pode deixar a rega para mais tarde, mas, se estiver quente e seca, está na hora de molhar as plantas. Nesse momento a quantidade também deve ser observada, despejar um copo de água pode fazer com que a planta não consiga absorver os minerais necessários, por isso, o ideal é borrifar as plantas ou distribuir pequenas quantidades de água aos poucos.

Durante viagens de curta duração, é possível acoplar uma garrafinha de água com um pequeno furinho aos vasos, para que a água vá escorrendo aos poucos e mantenha as plantas sempre úmidas.

cuidados com plantas no verão

Fique de olho nas pragas

O clima úmido e quente, que vem com as chuvas de verão, é ideal para a proliferação de pragas nocivas as plantas. Esteja sempre de olho em possíveis ameaças e, se necessário, aplique fortificantes as suas plantas. Para isso, você pode consultar especialistas em paisagismo.

Cuidado com o sol

Lembre-se que, com a mudança de estação, o posicionamento do sol também muda, e, neste caso, talvez seja necessário que você avalie se as suas plantas continuam recebendo a mesma quantidade de luz e sombra recomendada, e, se não, é preciso mover os vasos a fim de garantir a saúde de seu jardim. A maioria das plantas não deve ficar nem no escuro e nem debaixo do sol diretamente. Esteja atento a estas mudanças, inclusive com as plantas que permanecem em ambientes fechados.

Tenha a manutenção em dia 

Procure sempre estar retirando galhos e folhas secas, que possam vir a interferir no desenvolvimento de suas plantas, abafando o solo e dificultando a circulação do ar pelas raízes. Outra preocupação é com o gramado, nesta época as gramas tendem a crescer mais rapidamente e aumentam a infestação de ervas daninhas e, até mesmo, de animais e insetos. Mantenha o seu gramado sempre bem aparado para evitar estes problemas.

No mais, aproveite a estação para estar curtindo o seu jardim e aproveitando para descansar ao final do dia, afinal, nada melhor do que chegar em casa e poder desfrutar de um ambiente agradável, tirando os calçados e liberando todas as energias na terra com os pés descalços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *