O QUE ACONTECE DEPOIS DA ASSINATURA DO CONTRATO DE FINANCIAMENTO?

O QUE ACONTECE DEPOIS DA ASSINATURA DO CONTRATO DE FINANCIAMENTO?

A assinatura do contrato é um momento especial, muitas vezes emocionante. Aproveite a sensação, mas não esqueça que o processo de compra do seu imóvel ainda não acabou.

Para começar, é preciso ressaltar que, na hora da assinatura, o comprador também deve realizar o pagamento das taxas de operação e do Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI). As primeiras são definidas pelo banco e o segundo pelo município onde o imóvel está. Em Passo Fundo, o ITBI é de 2% do valor total do imóvel. Se não for possível pagar tudo de uma vez, você também pode financiar esses custos.

Com essa parte resolvida, você deve se encaminhar a um cartório de Ofício de Registros de Imóveis para registrar o contrato. Não vá a qualquer um! O local certo será determinado pelo endereço do seu novo imóvel.

Há mais uma taxa a pagar nesse momento, diretamente no cartório, como na maioria dos outros serviços oferecidos por lá. A boa notícia é que, se você estiver adquirindo o seu primeiro imóvel, você tem direito a um desconto e pode solicitá-lo na hora do registro. Além disso, essa é mais uma das despesas que você pode financiar, junto com as taxas bancárias e o ITBI.

Cada cartório dá um prazo para o término do processo, mas a espera máxima é de 30 dias. Considere isso e converse com o proprietário ou a construtora, no caso de imóveis novos, para acertar os prazos de entrega de acordo.

O pagamento ao vendedor só será liberado quando o banco tiver uma via do contrato registrado e uma cópia do pagamento do ITBI.

Então, você finalmente terá um lar para chamar de seu. Já pode marcar o chá de casa nova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *