QUAIS DETALHES MERECEM MAIS ATENÇÃO NO CONTRATO DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL?

QUAIS DETALHES MERECEM MAIS ATENÇÃO NO CONTRATO DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL?

Depois de toda a procura, planejamento e negociação, chegou a hora de fechar o contrato! Esse é um momento muito gratificante, mas ainda deve ser visto com atenção. Afinal, todas as informações a respeito da venda estarão explícitas nesse documento, que terá peso judicial.

Dentre as cláusulas mais importantes do contrato, você deve ficar especialmente atento a:

  1. Dados pessoais

Os dados do comprador e do vendedor precisam estar completos, inclusive no caso de cônjuges. Ou seja, nome, RG, CPF, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço e mais.

  1. Dados do imóvel

Todo o imóvel deve ser descrito no contrato. Metragens (segundo consta na NBR de projeto e matrícula do imóvel), condições e data de entrega, localização, número da matrícula e cartório de registro são algumas das informações essenciais. Verifique com atenção se tudo que está disposto confere com a realidade! A parte boa é que, no caso de imóveis novos, isso é mais fácil de fazer.

  1. Valores

Não deixe de confirmar se os valores discutidos na negociação estão corretos no contrato. Isso inclui não apenas o preço a ser pago no total, mas a forma de pagamento e até outras possíveis quitações. O documento deve explicitar o valor de entrada, as condições de financiamento (se for o caso), o índice de correção de juros (se for o caso), taxas e despesas a serem pagas etc.

  1. Datas e dados de pagamento

As datas limites para os pagamentos também precisam estar claras, bem como os dados bancários do vendedor para o depósito. No caso de financiamento, a cláusula deve afirmar qual a data limite para a assinatura do contrato com o agente financeiro.

  1. Multas

Como o vendedor requer algumas proteções contra inadimplência, é comum que existam multas previstas para certas situações. A mais frequente é a de distrato, na qual o comprador paga um valor, ou não recebe integralmente o que já havia pagado, ao desistir da compra. Por outro lado, também há a multa de atraso de entrega, que beneficia o comprador.

É claro que ainda há muitas informações em um contrato, mas essas são imprescindíveis. Como cada negociação é única, você deve ler atentamente todas as cláusulas e verificar os itens específicos. Caso tenha dificuldade, não hesite em contratar um profissional! Imobiliárias existem para isso — e esse é um intermédio importante para que você feche o contrato sem dor de cabeça.

 

Fonte: https://www.casamineira.com.br/blog/8-fundamentais-pontos-para-observar-antes-da-assinatura-do-contrato-de-compra-e-venda/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *